MAPA DA ESCOLA

segunda-feira, novembro 07, 2011

Semana Farroupilha

        No dia 15/09 em comemoração ao Dia do Gaúcho, a escola realizou algumas atividades: as 8h da manhã  café de chaleira, as 10h, escola recebeu a visita da Invernada Juvenil do CTG Lalau Miranda que abrilhantou a festa.
     Após a apresentação da invernada, os alunos da escola também dançaram o maçanico e a chula.
     Ao meio dia os alunos, professores, funcionários e convidados saborearam um delicioso almoço campeiro.      
     Foi uma festa maravilhosa.













Gincana Ecológica

                Aconteceu no último dia 29/10, a Gincana Ecológica , que teve como objetivo maior, o de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente.
                Os alunos confeccionaram jogos e brinquedos com material alternativo,  pesquisaram sobre temas como a água, animais em extinção, poluição, entre outros.
Na ocasião também, arrecadaram garrafas pet, papelão e latinhas. Materiais estes q foram vendidos e o dinheiro será revertido será usado num passeio que será organizado pela escola.
               

Encontro Corsan

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e solucionar problemas comuns dos moradores do Bairro, a Corsan no dia 16/09 durante todo dia, atendeu a população na escola.
Também se fez presente ao encontro, acadêmicas da  Faculdade de Biologia, onde foram expostos animais empalhados, cobras e outros animais nocivos ao homem.
A tarde foi  apresentado para os alunos dos Anos Iniciais um teatro com o tema “ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE”.







ENCONTRO DE FORMAÇÃO
 TRÂNSITO

 No dia 20/07 foi realizado o Encontro de Formação com o tema: Trânsito- Prevenção de Acidentes
   Os professores divididos em grupos ou sozinhos, confeccionaram jogos, maquetes, brinquedos, etc... e  num tempo determinado expuseram os seus trabalhos para o restante da turma. 










Palestra Motivacional

                No dia 1º/10 esteve palestrando na escola a Profª Ruth Hass. O encontro foi bastante proveitoso, pois a experiência de quem já viveu muito foi de grande valia.








Jogos dos Professores
  A escola participou de todas as modalidades nos jogos dos professores, realizado dia 06/10  no Ginásio do Sesi, onde sagrou-se pela segunda vez vice-campeão no Futsal, no Vôlei ,na Canastra e na Bocha.
Parabéns colegas por mais esta vitória.



Passeio – Dia das Crianças
 No dia 08/10 os alunos dos Anos Inicais foram passear no Parque dos Viajantes. Teve cachorro-quente e refrigerante, tatuagem e jogos diversos.








No mês de setembro os alunos do Mais Educação, acompanhados dos Professores Iussen e Felipe participaram de uma mostra de Teatro realizado, no Teatro do SESC. Na ocasião os alunos apresentaram um “CORDEL".Parabéns aos alunos pela brilhante participação.





 
 
 
 Mais Educação

terça-feira, agosto 30, 2011

1º de Setembro - DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Dia do Professor de Educação Física
 
    O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho.
    Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998, criou-se uma polêmica.
    Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro.
    Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia  dedicado a eles.
    Com a onda do culto ao corpo, os professores de educação física conseguem espaço no mercado de trabalho.
     O problema é que, muitas vezes, as academias contratam pessoas sem qualificação necessária, nivelando os salários por baixo.
    Basta o sujeito ser meio forçudo que acaba conseguindo o emprego, tomando o lugar de profissionais formados.
     Um professor de verdade sabe que é preciso checar a respiração do aluno, conferir o batimento cardíaco,o cansaço, sempre evitando que ele ultrapasse o limite.

Parabéns Professoras Luciana Medeiros e Michele Rezende pelo seu dia.


quarta-feira, agosto 17, 2011

PROJETO VALORIZAÇÃO DA VIDA


PROJETO VALORIZAÇÃO DA VIDA

                Aconteceu na manhã do dia 17/08 na escola, uma reunião com pais, professores, direção e os responsáveis pelo projeto : ESCOLA LUZ, onde discutiu-se a necessidade da formação de UM COMITÊ DE VALORIZAÇÃO DA VIDA na escola, tendo como participantes deste comitê, representantes da escola, da igreja, do comércio, da saúde, de pais e de alunos, para atuarem nas situações problemas que surgirem na comunidade, na escola e nas famílias que fazem parte desta comunidade.    
                O programa será voltado para atender as necessidades dos alunos, dos pais, dos professores, fazendo com que muitas dificuldades possam ser superadas através de uma rede de apoio. Inicialmente, após a formação do comitê, deverá ser relacionado os maiores problemas encontrados para que se possa buscar uma possível solução.
                O PROJETO VALORIZAÇÃO DA VIDA, prevê a participação de todos, pois todos são responsáveis uns pelos outros.

terça-feira, julho 12, 2011

Aconteceu no último sábado, dia 11/06, a palestra sobre “A violência no ambiente escolar: o fenômeno social do bullying”, com o  Profº Drº Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, Economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política. Professor da UPF e colaborador voluntário da COMAFE.
Segundo o Professor Ginez, bullyiing é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos (bullies), com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.
Enquanto substantivo a palavra “bully" significa "valentão" (tirano) e, como verbo significa brutalizar, tiranizar, amedronta.
A expressão bullying, portanto, significa na prática ameaçar, amedrontar, agredir etc, e está relacionada a situações de maus tratos a que são submetidos adolescentes e jovens pelos seus próprios colegas no ambiente da escola.
-O Bullying pode se manifestar de 04 formas diferentes:

1.        Verbal;
2.        Físico;
3.        Psicológico;
4.        Cyberbullying, bullying eletrônico ou bullying virtual.
-Métodos usados pelos bullies contra as suas vítimas:
1.        Espalhar fofocas e calúnias;
2.        Recusa em se socializar com a vítima;
3.        Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
4.        Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc);
5.        Grafitagem depreciativa;
6.        Apelidos depreciativos.
7.        Criação de páginas falsas sobre a vítima na internet (sites de relacionamento, uso de e-mails para ofender e denegrir a imagem pessoal da vítima, publicação de fotos, etc)
8.        Espalha rumores negativos e fofocas sobre a vítima.
9.        Deprecia a vítima sem qualquer motivo.
10.     Faz com que a vítima faça o que ela não quer, valendo-se de ameaças para se assegurar que a vítima seguirá as suas ordens.
11.     Coloca a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou consegue uma ação disciplinar contra a vítima, por ato que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
12.     Faz comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade.
13.     Isolamento social da vítima.
14.     Usa as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying ( Ex: criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento).
15.     Expressões ameaçadoras e chantagem.
16.     Usa de sarcasmo evidente para se passar por amigo enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
O bullying é um fenômeno devastador do ponto de vista psicoemocional, a medida que pode causar danos físicos e/ou psicológicos podendo afetar a auto-estima e a saúde psíquica das vítimas comprometendo o rendimento escolar. Os sintomas mais comuns são: 
Depressão;
Fobia escolar;
Estresse;
Agressividade;
Ansiedade;
Problemas gástricos;
Dores não-especificadas;
Os efeitos numa escola incluem:
Níveis elevados de evasão escolar;
Alta rotatividade do quadro de pessoal;
Desrespeito pelos professores;
Alto nível de faltas por males menores;
Porte de arma por parte de crianças e adolescentes visando proteção;
Comportamentos, ações e atitudes que  caracterizam a prática do bullying no ambiente escolar:



 Colocar apelidos
 Ofender
  Zoar
 Gozar
 Encarnar
 Sacanear
 Humilhar
 Fazer sofrer
 Discriminar
 Excluir
Isolar
 Ignorar
 Intimidar
 Perseguir
 Assediar
 Aterrorizar
 Amedrontar
 Tiranizar
 Dominar
Agredir
Bater
Chutar
 Empurrar
 Ferir
 Roubar
 Quebrar pertences






Conclusão:
A violência juvenil é um sério problema de saúde e de segurança pública crescente no mundo de hoje, com sérias conseqüências individuais e sociais, particularmente entre os jovens, que por sua vez aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que mais matam.
É necessário a elaboração urgente de políticas públicas no âmbito da educação, saúde e segurança que visem enfrentar o problema da violência no ambiente escolar, por meio da cooperação entre as escolas, centros de saúde, conselhos tutelares, universidades, promotoria especializada da infância e juventude e poder público, visando constituir uma rede de apoio social às vítimas e aos autores do bullying.

terça-feira, junho 28, 2011

Alunos do 3º Ano - Prô Daniela- Aula de Matemática


Estavam dispostos em grupos,onde manusearam as peças do Material Dourado, fazendo comparações, compondo e decompondo numerais, observando as relações entre todas as peças.Parabéns alunos pelo envolvimento e participação. Beijos da Prô Daniela.

quinta-feira, junho 16, 2011

Palestra sobre Bulyiing!!!

Aconteceu no último sábado, dia 11/06, com a presença de alunos,professores e funcionáriosda  escola, a palestra sobre “A violência no ambiente escolar: o fenômeno social do bullying”, com o  Profº Drº Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, Economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política. Professor da UPF e colaborador voluntário da COMAFE.
Segundo o Professor Ginez, bullyiing é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos (bullies), com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.
Enquanto substantivo a palavra “bully" significa "valentão" (tirano) e, como verbo significa brutalizar, tiranizar, amedronta.
A expressão bullying, portanto, significa na prática ameaçar, amedrontar, agredir etc, e está relacionada a situações de maus tratos a que são submetidos adolescentes e jovens pelos seus próprios colegas no ambiente da escola.

-O Bullying pode se manifestar de 04 formas diferentes:

1.        Verbal;
2.        Físico;
3.        Psicológico;
4.        Cyberbullying, bullying eletrônico ou bullying virtual.
-Métodos usados pelos bullies contra as suas vítimas:
1.        Espalhar fofocas e calúnias;
2.        Recusa em se socializar com a vítima;
3.        Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
4.        Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc);
5.        Grafitagem depreciativa;
6.        Apelidos depreciativos.
7.        Criação de páginas falsas sobre a vítima na internet (sites de relacionamento, uso de e-mails para ofender e denegrir a imagem pessoal da vítima, publicação de fotos, etc)
8.        Espalha rumores negativos e fofocas sobre a vítima.
9.        Deprecia a vítima sem qualquer motivo.
10.     Faz com que a vítima faça o que ela não quer, valendo-se de ameaças para se assegurar que a vítima seguirá as suas ordens.
11.     Coloca a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou consegue uma ação disciplinar contra a vítima, por ato que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
12.     Faz comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade.
13.     Isolamento social da vítima.
14.     Usa as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying ( Ex: criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento).
15.     Expressões ameaçadoras e chantagem.
16.     Usa de sarcasmo evidente para se passar por amigo enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
O bullying é um fenômeno devastador do ponto de vista psicoemocional, a medida que pode causar danos físicos e/ou psicológicos podendo afetar a auto-estima e a saúde psíquica das vítimas comprometendo o rendimento escolar. Os sintomas mais comuns são: 
  • Depressão;
  • Fobia escolar;
  • Estresse;
  • Agressividade;
  • Ansiedade;
  • Problemas gástricos;
  • Dores não-especificadas;
  • Os efeitos numa escola incluem:
  • Níveis elevados de evasão escolar;
  • Alta rotatividade do quadro de pessoal;
  • Desrespeito pelos professores;
  • Alto nível de faltas por males menores;
  • Porte de arma por parte de crianças e adolescentes visando proteção;

Comportamentos, ações e atitudes que  caracterizam a prática do bullying no ambiente escolar:
 Colocar apelidos
 Ofender
  Zoar
 Gozar
 Encarnar
 Sacanear
 Humilhar
 Fazer sofrer
 Discriminar
 Excluir
Isolar
 Ignorar
 Intimidar
 Perseguir
 Assediar
 Aterrorizar
 Amedrontar
 Tiranizar
 Dominar
Agredir
Bater
Chutar
 Empurrar
 Ferir
 Roubar
 Quebrar pertences



Conclusão:
A violência juvenil é um sério problema de saúde e de segurança pública crescente no mundo de hoje, com sérias conseqüências individuais e sociais, particularmente entre os jovens, que por sua vez aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que mais matam.
É necessário a elaboração urgente de políticas públicas no âmbito da educação, saúde e segurança que visem enfrentar o problema da violência no ambiente escolar, por meio da cooperação entre as escolas, centros de saúde, conselhos tutelares, universidades, promotoria especializada da infância e juventude e poder público, visando constituir uma rede de apoio social às vítimas e aos autores do bullying



Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net