MAPA DA ESCOLA

POSTAGENS

HISTÓRIA DOS PRESÉPIOS
  
Mais uma vez o natal se aproxima. Natal, que significa o nascimento de Deus menino, segundo a história cristã.   Um dos símbolos mais comuns no Natal dos países católicos é a reprodução do cenário onde Cristo nasceu: uma manjedoura, animais, pastores, os três reis magos, Maria, José e o Menino Jesus.
  O presépio é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal.
A palavra presépio significa um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo.
Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.
  O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo.
  Procura resgatar a importância e a magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.
  A presença do menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança.
  Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni
Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio
, Itália, a encenação do nascimento de Jesus.
  Na época já havia 16 anos que a Igreja tinha proibido a realização de dramas litúrgicos nas Igrejas, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, desejoso que estava de lembrar ao povo daquela região a natividade e o amor a Jesus Cristo.
  O povo foi convidado para a missa e ao chegarem à gruta encontraram a cena do nascimento vivenciada por pastores e animais.
  São Francisco morreu dois após, mas os Frades Franciscanos continuaram a representação do presépio utilizando imagens.
  No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do jesuíta José de Anchieta.
  A partir de 1986, São Francisco foi considerado o patrono universal do presépio.
  Fazer presépios é unir mundos.
  O mundo animal, os homens e o mundo mineral (pedras e presentes) se unem na contemplação do nascimento de Jesus Cristo.
  Os reis Magos em uma interpretação mais recente são lembrados como um símbolo da união dos povos: Gaspar, o negro: Melchior, o branco e Baltazar, o asiático.
  As palavras de paz e serenidade de São Francisco trazem até nós o sentido verdadeiro do Natal: Todos os homens nascem iguais, pela sua origem, seus direitos naturais e divinos e seu objetivo final.
  As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma






 É CHATO SER GAÚCHO


É fácil perceber porque o Casseta e algumas pessoas de outros estados gostam tanto de fazer piadas sobre os gaúchos:




- A melhor modelo do mundo é gaúcha.
- Nas duas únicas edições da Menina Fantástica, as vencedoras foram gaúchas.
- A única Miss Brasil negra, é Gaúcha.
- As duas únicas brasileiras Misses Universo, são gaúchas.
- A melhor atleta olímpica brasileira, é uma gaúcha.
- A primeira brasileira a conquistar uma medalha num Mundial adulto de judô, é gaúcha.
- O maior centro de transplante do Brasil é no Rio Grande do Sul.
- É o único estado brasileiro que possui uma "Brigada" Militar e não uma "Polícia" Militar
- Um estado onde o gaúcho chama sua mulher de "prenda" que significa  algo precioso, jóia e não” Poposuda, Cachorra, Preparada”.
- O melhor futsal do Brasil e possivelmente do mundo, é gaúcho.
- O campeão do mundo de judô é gaúcho.
- O estado com o maior número de títulos nacionais no futebol é o Rio Grande do Sul..
- Temos um time que é capaz de ser campeão com apenas 7 jogadores em campo.
- Temos outro que apesar de ser roubado é capaz de chegar vivo na última rodada do campeonato, sagrar-se Campeão da Libertadores e disputando o Campeonato Mundial com Barcelona, tornou-se campeão do mundo em 2006.
- O melhor padrão de vida do Brasil é no Rio Grande do Sul.
- O menor índice de mortalidade infantil é no Rio Grande do Sul.
- O Centro-Oeste está virando uma potência agrícola graças aos Gaúchos que emigraram.
- O presidente mais importante da história do Brasil foi gaúcho (Getúlio Vargas).
- Nos 105 anos da república brasileira, quatro gaúchos  governaram o país durante 29 anos (Getúlio, João Goulart, Médici e Geisel - 28% do  tempo).
- O prato mais apreciado e popular (em restaurantes) do país é o  churrasco.
- São gaúchos muitos dos melhores profissionais de comunicação que as grandes redes nacionais - a começar pela Globo, vêm buscar aqui para qualificar os seus quadros.
Na verdade, é apenas uma compensação pela grande dor-de-cotovelo que aqueles frustrados sentem quando olham para o que eles dizem ser o fim do país,  mas que na verdade é o ponto sobre o qual o Brasil se apóia.
O MELHOR DE SER BRASILEIRO É SER GAÚCHO!!!!!!!







Parabéns Timão pelo Bi da Libertadores.






Laboratório de Informática


Mais uma opção de estudos,para os alunos da escola.



PROJETO XADREZ 


   A  Professora Luciana Medeiros, que trabalha com xadrez nas quintas séries da escola,   
  relata que a prática do xadrez  tem como objetivo desenvolver habilidades como: memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.
    O xadrez é considerado um excelente suporte pedagógico, visto que se relaciona com diversas disciplinas, tais como: Matemática; Artes; História; Geografia, além da Ética, etc.
       Neste trabalho a proposta principal é utilizar o jogo de xadrez como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de crianças, colaborando tanto intelectualmente como socialmente para o seu desenvolvimento.




LANÇAMENTO DE LIVRO


Raimundo José Barros Cruz (Rajo), Professor de Filosofia da EMEF Fredolino Chimango lança livro sobre Educação pela Editora UPF.



GINCANA ECOLÓGICA






ENCONTRO DE FORMAÇÃO












PROJETO CONTRA O TRABALHO INFANTIL


O Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura de Passo Fundo, por meio do procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch e do prefeito Airton Lângaro Dipp, receberam a imprensa em 11/6, às 10h30min, na sede do MPT onde as duas autoridades abordaram o acordo de cooperação para implantação do projeto MPT na Escola.
O procurador do Trabalho, Bernardo Mata Schuch, explicou que o objetivo é mudar a cultura das pessoas e das próprias crianças, para que todos tenham a consciência das idades legais para trabalhar. "Precisamos derrubar alguns mitos, como o de achar que as crianças devem ajudar no orçamento familiar ou de que trabalhando ela sai da rua. O que tira a criança da rua é a escola", disse. Bernardo ainda ressaltou que é comprovado cientificamente que a criança que trabalha tem um déficit na sua educação e que isso vai lhe dar uma renda menor no futuro, se comparado a um adulto que estudou na infância.
O projeto está sendo implantado gradativamente nas escolas municipais, sendo que dez delas já fazem parte do projeto, que está na fase do treinamento dos educadores. “Essas primeiras escolas foram escolhidas por critérios de vulnerabilidade social”, disse ela.
Na tarde de 22/6 as Professoras Beatriz e Tânia da Secretaria Municipal de Educação, estiveram na Escola Fredolino Chimango para prestar esclarecimentos sobre o



FESTA JUNINA DO DATI


Benfícios da Dança na 3ª Idade
Estudos científicos envolvendo dança e idosos comprovam as contribuições para a saúde física e mental, principalmente em relação aos ganhos ligados à força, ritmo, agilidade, equilíbrio e flexibilidade. Para os estudiosos do assunto, as atividades físicas, quando praticadas regularmente, retardam as doenças que podem acometer os idosos e, no caso da dança, por ser uma atividade aeróbica, muitas vezes ela é recomendação médica para amenizar sintomas de doenças como hipertensão, obesidade, osteoporose, depressão e problemas de memória.Na dança, além de exercitar o corpo, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio, as pessoas de terceira idade também exercitam a mente, a atenção, a concentração e a memória. Além disso, a prática diminui o estresse e a ansiedade, além de melhorar a auto-estima.



CORPUS CHRISTI




O Corpus Christi é uma festa feita pela igreja católica para simbolizar o corpo de cristo que foi um dos homens mais importantes que já pisou nessa terra e morreu para salvar as pessoas que aqui vivem hoje.
Essa festa que é muito linda e que vários fies participam para enfeitar as ruas com aqueles tapetes, que passam uma mensagem muito boa para as pessoas que estão passando por ali e observando o serviço cansativo daquelas pessoas.
E essa celebração aconteceu na maioria das cidades nesse ultimo feriado que foi quinta feira dia 12 de junho e que trouxe muitas pessoas de cidade grande para ver o trabalho das cidades do interior que sempre foram mais calmas e com missas que faz todas as pessoas cantarem e rezarem com esse momento tão especial que só acontece uma vez no ano, mais poderia acontecer varias vezes coisa que infelizmente não acontece para poder fazer mais pessoas participar dessas preparações.



PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
MONITORAS NOS ANOS INICIAIS



    O Projeto Ed. física nos Anos Iniciais, foi criado pelas professoras Luciana Medeiros( ProFª de Psicomotricidade na escola FC) e Rosemari Cruz( Profª de Ed. Física nos AF também da escola FC), tem como objetivo envolver alunos dos AF, nas atividades da escola e na aprendizagem dos AI, nas atividades de Ed. Física.
    As alunas que trabalham neste projeto foram convidadas e aceitaram o desafio. Elas foram divididas em grupos e distribuídas nas oito turmas de AI. Cada grupo,deveria trabalhar 45minutos por semana com a turma a qual foi designada, mas devido a excelente aceitação dos alunos(AI) e satisfação das alunas(AF), algumas delas trabalham em mais que uma turma por tarde ou por semana.
   As alunas pesquisam e planejam as atividades,confeccionam materiais e aplicam os exercícios nas turmas em que atuam.
   Após cada aula dada, é realizada a avaliação por elas mesmas e pela professora regente.
   O projeto ainda esta engatinhando, mas os resusltados já estão superando as expectativas, pois tanto os alunos dos AI, quanto as alunas dos AF, estão adorando a experiência.


O bairro ideal para se viver.

    O bairro é uma parte da cidade.
    Nos bairros a residências, ruas, praças, padarias, farmácias, escolas, casas comerciais, hospitais, clubes e muitas outras coisas.
   Alguns bairros ficam perto do centro da cidade e outros ficam afastados.
   Cada bairro tem um nome, e as pessoas que moram num mesmo bairro formam uma comunidade.


   Baseados neste estudo, os alunos do 4º ano turma 41, juntos com a sua professora, saíram pelo seu bairro, a fim de observar o que ele possui.
  Após o passeio, os alunos fizeram um relato sobre tudo que viram e sobre tudo que eles acham que deveria ser mudado no seu bairro. Primeiro desenharam o seu bairro, após fizeram uma redação, onde relataram  as suas observações. A redação feita em conjunto ficou assim:




Passeio pelo nosso bairro

  O nosso bairro chama-se Jabuticabal.

  Nele moram muitas pessoas e cachorros.
  No bairro há muitas casas, alguns mercados, um ginásio de esportes, uma creche, igrejas, uma escola, uma pracinha toda destruída, dois campos de futebol, sendo um de grama e outro de terra. Existe também uma quadra de areia, uma padaria, uma fruteira, uma locadora de vídeos e um posto médico.
  Nas ruas do bairro existe apenas uma placa de sinalização e alguns quebra-molas.
  Os alunos falaram que para melhorar o bairro não deveria ter ladrões e nem drogados. Deveria ter mais placas de sinalização.
   As praças do bairro, deveriam ser mais cuidadas. A igreja católica e o salão da igreja, deveriam ser reformados.
  Os alunos relataram que os próprios moradores destroem o que tem no bairro e que isso deveria mudar, que deveriam cuidar mais do que é deles mesmos.

Alunos da Turma 41



Mães heroínas

© Letícia Thompson
Mães heroínas são essas mulheres valentes e extraordinárias que cumprem o papel de mãe e pai ao mesmo tempo.

Educar, principalmente nos dias atuais, onde os conceitos são completamente diferentes daqueles que aprendemos, não é tarefa fácil nem para um casal, onde a carga fica pelo menos dividida. Para uma mãe sozinha é um verdadeiro desafio.

Mães de maneira geral nunca tiram férias. Elas são o que são em tempo integral e com todos os extras possíveis. As mães sós vão além dos extras. Elas precisam pensar por dois, agir por dois, decidir por dois, ser más, quando para um filho ser mau significa receber um não, e ouvir isso do filho com o coração doendo.

Elas precisam ter sabedoria para saber que dar presentes, ceder quando não devem, não substitui a presença de um pai; elas precisam decidir sozinhas e arcar com as responsabilidades das suas escolhas sozinhas. Precisam fazer-se respeitar e guardar o limite mãe-filho-mãe. Precisam ensiná-los que elas têm uma vida independente deles e que deixar-se amar e amar outra pessoa não vai modificar o sentimento delas em relação a eles.

Mães que criam sós seu ou seus filhos são mulheres inteiras, vestidas com a armadura da paciência, resignação, força e coragem. Bem mais que alimentar e vestir, elas precisam preparar seus tesouros para a vida, ensinar a diferença entre bem e o mal, o certo e o errado.

Elas precisam estar sempre disponíveis, sem tréguas, noite e dia, a cada dia do ano.

Essas mães que são sozinhas por escolha ou fatalidade merecem, como todas as outras, carinho e compreensão; elas merecem, como todas as mamães do universo, um pedacinho desse arco-íris que colore a vida e promete que no fim do túnel haverá para elas também essa coroa de flores que chamamos felicidade.

Parabéns as mães da Escola Fredolino Chimango!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário




Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net