Aconteceu no último sábado, dia 11/06, com a presença de alunos,professores e funcionáriosda escola, a palestra sobre “A violência no ambiente escolar: o fenômeno social do bullying”, com o Profº Drº Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, Economista, Mestre e Doutor em Sociologia Política. Professor da UPF e colaborador voluntário da COMAFE.
Segundo o Professor Ginez, bullyiing é um termo de origem inglesa utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos (bullies), com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender.
Enquanto substantivo a palavra “bully" significa "valentão" (tirano) e, como verbo significa brutalizar, tiranizar, amedronta.
A expressão bullying, portanto, significa na prática ameaçar, amedrontar, agredir etc, e está relacionada a situações de maus tratos a que são submetidos adolescentes e jovens pelos seus próprios colegas no ambiente da escola.
-O Bullying pode se manifestar de 04 formas diferentes:
1. Verbal;
2. Físico;
3. Psicológico;
4. Cyberbullying, bullying eletrônico ou bullying virtual.
-Métodos usados pelos bullies contra as suas vítimas:
1. Espalhar fofocas e calúnias;
2. Recusa em se socializar com a vítima;
3. Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
4. Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc);
5. Grafitagem depreciativa;
6. Apelidos depreciativos.
7. Criação de páginas falsas sobre a vítima na internet (sites de relacionamento, uso de e-mails para ofender e denegrir a imagem pessoal da vítima, publicação de fotos, etc)
8. Espalha rumores negativos e fofocas sobre a vítima.
9. Deprecia a vítima sem qualquer motivo.
10. Faz com que a vítima faça o que ela não quer, valendo-se de ameaças para se assegurar que a vítima seguirá as suas ordens.
11. Coloca a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou consegue uma ação disciplinar contra a vítima, por ato que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
12. Faz comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, raça, nível de renda, nacionalidade.
13. Isolamento social da vítima.
14. Usa as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying ( Ex: criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento).
15. Expressões ameaçadoras e chantagem.
16. Usa de sarcasmo evidente para se passar por amigo enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").
O bullying é um fenômeno devastador do ponto de vista psicoemocional, a medida que pode causar danos físicos e/ou psicológicos podendo afetar a auto-estima e a saúde psíquica das vítimas comprometendo o rendimento escolar. Os sintomas mais comuns são:
- Depressão;
- Fobia escolar;
- Estresse;
- Agressividade;
- Ansiedade;
- Problemas gástricos;
- Dores não-especificadas;
- Os efeitos numa escola incluem:
- Níveis elevados de evasão escolar;
- Alta rotatividade do quadro de pessoal;
- Desrespeito pelos professores;
- Alto nível de faltas por males menores;
- Porte de arma por parte de crianças e adolescentes visando proteção;
Comportamentos, ações e atitudes que caracterizam a prática do bullying no ambiente escolar:
Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar
Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
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Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar
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Agredir
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences
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Conclusão:
A violência juvenil é um sério problema de saúde e de segurança pública crescente no mundo de hoje, com sérias conseqüências individuais e sociais, particularmente entre os jovens, que por sua vez aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que mais matam.
É necessário a elaboração urgente de políticas públicas no âmbito da educação, saúde e segurança que visem enfrentar o problema da violência no ambiente escolar, por meio da cooperação entre as escolas, centros de saúde, conselhos tutelares, universidades, promotoria especializada da infância e juventude e poder público, visando constituir uma rede de apoio social às vítimas e aos autores do bullying